“Escutem, todos os povos! Prestem atenção, ó terra e todos os seus moradores! O Senhor Deus será testemunha contra vocês; do seu santo templo, o Senhor falará” (v.2).
Pensamento do Dia:
Adonai-Yahweh continua sendo o mesmo hoje, ontem e eternamente.
Miqueias foi profeta durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias (Jr 26.18). O que mais o perturbava era a injustiça social que prevalecia no meio do povo. No original, a expressão “O Senhor Deus” (v.2) significa “Adonai-Yahweh”, que quer dizer “Soberano Senhor, o Deus Eterno”.
No texto lido, Miqueias está pedindo para que todos prestem atenção no Soberano Senhor. Àqueles que são corruptos, idólatras, apóstatas, que conduzem o rebanho erradamente, ele diz: “O Soberano Senhor será testemunha contra vocês” (v.2).
Já aos que estavam sendo explorados, injustiçados, às viúvas e aos órfãos abandonados, aos estrangeiros recusados, o Soberano Senhor, Adonai-Yahweh, o Deus Eterno, não abandonou a sua criação. Pelo contrário, ele está intervindo.
A filosofia cultuada pelo mundo atual diz que não existe Adonai-Yahweh, mas um deus que abandonou sua criação aos cuidados da lei moral, do acaso. Como cristãos, devemos crer no que não vemos (Hb 11.1), que Adonai-Yahweh continua sendo o mesmo hoje, ontem e eternamente. Ele está no comando da nossa história e em breve sairá do seu lugar. Breve Jesus voltará.