“Deus, porém, ouviu a voz do menino. E, do céu, o Anjo de Deus chamou Agar e lhe disse: — O que é que você tem, Agar? Não tenha medo, porque Deus ouviu a voz do menino, aí onde ele está” (v.17).
Pensamento do Dia:
Em meio ao sofrimento, Deus é a esperança e dá provisão para superar a situação.
Ismael, quase sem forças, depois de vaguear no deserto com sua mãe, chorou diante de Deus. Aquele era um choro de tristeza, de desespero, de desalento. Ao ouvir o menino em meio ao sofrimento, Deus demonstrou empatia e sensibilidade. A escuta do choro foi o primeiro passo para ajudar o menino.
Ismael encontrava-se numa situação provocada por decisões equivocadas de pessoas adultas, de seu pai, culminando em abandono. Quantas crianças estão em sofrimento, assim como Ismael? Quantas crianças são vítimas de abandono, maus-tratos, violência, abuso, exploração física, mental e sexual? Todas essas violências trazem tristes consequências para a vida das crianças. Quantos adultos hoje ainda sofrem a consequência dos erros de seus responsáveis no passado?
Deus não ficou indiferente àquele grande sofrimento: ele viu a situação, ouviu, interviu, deu uma promessa e trouxe provisão para aquela família. Mesmo na fragilidade, a mãe foi convocada a levantar o menino e a conduzi-lo para superar a situação. Deus abriu os olhos da mãe, e ela viu uma fonte com água, que era o melhor recurso para poderem continuar a viver.