“Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, peço que ofereçam o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês” (v.1).
Pensamento do Dia:
Não apenas diga: “Vou à igreja para adorar a Deus”, mas também: “Vou ao trabalho – ou a qualquer outro lugar – para adorar a Deus.”
Como cristãos, todos somos chamados para seguir o Senhor e depois para servi-lo. No texto lido, percebo três dimensões desse chamado.
A primeira delas é a consagração. Com base no Antigo Testamento, podemos entender que nós somos a oferta. É como se Paulo dissesse: “Tome o seu corpo e, a cada dia, ofereça-se em adoração a Deus.” Costumamos dizer: “Vou à igreja para adorar a Deus”, mas também precisamos dizer: “Vou ao trabalho para adorar a Deus.”
A segunda dimensão é a separação. Paulo fala para não nos amoldarmos a este mundo, mas para nos transformarmos. Em outras palavras, Paulo está dizendo: “Tenham cuidado com aquilo que influencia vocês! Não sejam como o camaleão, que toma a cor do meio que o rodeia, mas deixe que a essência de Cristo que habita em você conduza sua forma de ser no mundo.”
E a terceira dimensão é a renovação. Somos chamados a desenvolver uma nova forma de ser no mundo. Contudo, só viveremos esse chamado verdadeiramente se tivermos a maneira de pensar do Senhor, e isso só é possível por meio de uma caminhada diária com o Espírito Santo. Assim, experimentaremos sua boa, agradável e perfeita vontade.