Mateus, um coletor de impostos, era um judeu visto com muito desprezo pelo seu próprio povo. Sendo odiado e rejeitado por muitos por causa de sua profissão, ele provavelmente não esperava ser chamado para algo maior. Em um momento surpreendente, porém, Jesus o vê na coletoria e diz: “Siga-me!” Mateus, sem duvidar, levanta-se e segue Jesus.
Esse encontro mostra que ninguém está fora do alcance da graça de Deus. Jesus não olha para o passado ou presente de Mateus, mas para o seu futuro transformado. Ele não veio para os perfeitos, mas para os que precisam de transformação e nova vida. Ao chamar Mateus, o Senhor demonstra que seu amor e seu chamado são acessíveis a todos.
Existe algo em sua vida que o faz se sentir indigno do amor de Deus? Lembre-se de que Jesus está sempre pronto a nos chamar, independentemente de quem somos ou do que fizemos. Só precisamos nos dispor a segui-lo imediatamente. Assim como Mateus, podemos viver uma verdadeira transformação quando atendemos ao chamado de Jesus. Ore: “Senhor Jesus, ajude-me a experimentar esse tão grande amor do Senhor. Transforme- me e mude minha história. Amém.”